terça-feira, 18 de novembro de 2008

E AS VIOLETAS


Cuidados com Violetas
Written by Artesanato on July 22, 2008 – 6:50 pm
LUMINOSIDADE:
A violeta é uma planta de origem africana. Quando foi encontrada estava numa região de bastante luminosidade, onde batia o sol da manhã. Portanto, ela precisa de bastante luz.
Você pode deixar o vaso perto de uma janela ou qualquer outro lugar com bastante claridade. O sol do meio-dia, no entanto, não faz bem a planta.
ÁGUA:
O prato que vem embaixo do vaso serve apenas para proteger seu móvel e não para ficar com água. Quando regar a violeta, espere escorrer toda a água para o pratinho e jogue fora, deixando-o bem seco antes de colocá-lo embaixo do vaso novamente.
É bom lembrar que para regar sua violeta você deve colocar a água no substrato especial (que substitui a terra). Se for borrifar as flores use pouca água. Nas folhas você pode borrifar mais água do que nas flores.
É importante não encharcar o substrato, senão a violeta vai acabar apodrecendo. Com exceção das regiões mais quentes, como Norte e Nordeste, basta que você regue as violetas apenas uma vez por semana.
PLANTA DOENTE:
Se a planta estiver doente, retire-a do vaso e pulverize o substrato com fungicida. Para adubar, utilize um adubo 4/14/8, ou seja, 4 partes de nitrogênio, 14 de fósforo e 8 de potássio. Coloque ao redor da planta e nunca no centro, sem exagerar na quantidade.
Esse adubo é usado para qualquer planta que tenha flor. Para aqueles vasinhos onde normalmente as violetas são vendidas, você deve usar uma colher (café) de adubo, uma vez por mês.
Siga essas dicas e as violetas vão ficar sempre bonitas e saudáveis.

Nenhum comentário: